Técnica de Baking? Não, obrigado!




Certamente já ouviu falar na famosa técnica de baking. Muito usada pelas beauty bloggers e até celebridades como a Kim Kardashian, o baking tem dois objetivos: proteger a maquilhagem de rosto e iluminar o contorno dos olhos.


Confesso que o nome da técnica até soa bem mas, será realmente uma boa técnica fora das câmaras?


Há alguns anos atrás, esta técnica tinha o nome de “caixote do lixo” e tinha por finalidade aplicar uma quantidade exagerada de pó translúcido a fim de impedir que pequenos restos de sombra caíssem sobre a maquilhagem de rosto e arruinassem o look. No entanto, vários são os casos mediáticos da explosão das pequenas partículas difusoras de luz em flash, tornando a maquilhagem que era linda num horror.


Este tipo de técnicas são simplesmente maravilhosas em editoriais ou desfiles mas para uma maquilhagem social simplesmente é a pior jogada de sempre.


Mas desse lado pergunta:


Como vou proteger o contorno de olhos na hora de fazer a maquilhagem de olhos? Super fácil!

Experimente aplicar os shadow shields (disponíveis na Primark) e aplicar sobre o contorno da olheira. Ou então ainda mais fácil: fazer a maquilhagem dos olhos primeiro e só depois fazer a maquilhagem de rosto. Bem simples não?


Agora passemos à técnica de baking, com a finalidade de iluminar o rosto.


As maquilhagens que vê no YouTube ou no Instagram são verdadeiramente maravilhosas mas não são exequíveis para uma maquilhagem social.

Aquele tipo de maquilhagem, repleto de edições e filtros não são reais. Não duram mais que 4h sem dar ao rosto um aspeto desleixado e ressequido, já para nem mencionar que nas zonas mais finas do rosto irão certamente ”craquelar“.


Há que ter em conta que não irá viver num estúdio e que a maquilhagem social está sujeita às interferências do clima, ritmo de vida, ocasião, etc.

Ter em atenção que numa maquilhagem social será para algum evento em que certamente irá dançar, transpirar, mexer no rosto, e no final se a sua maquilhagem for pesada, ela simplesmente vai ficar ridícula.


O uso exagerado do pó, conhecido por ser um finalizador de maquilhagem, só irá vincar ainda mais as pequenas linhas de expressão e ajudar a ter um aspeto cansado e gasto ao longo das horas.

O excesso deste cosmético irá obviamente migrar pelos vincos da pele para se misturarem com a oleosidade natural da pele. Em peles maduras, é o desastre total! Já em peles mais jovens ainda que as linhas de expressão sejam subtis irá simplesmente conferir um aspeto envelhecido de forma prematura.


O meu conselho?

Aplique pó solto de forma racional, em pequenas quantidades, onde for estritamente necessário e arrase em qualquer look e fotografia.





62 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com