Skincare: Como deve ser a sua rotina de cuidados de pele?



Entrámos numa era em que para além da maquilhagem começou também a nascer um maior interesse pela skincare. E o certo é que, as estatísticas de vendas da marcas de beleza falam por si. Entre 2020 e 2021 as vendas sobre produtos de dermocosmética aumentaram 86%. Mas, com tanta publicidade e novidades quase diárias de novos produtos milagrosos será que sabemos quais os melhores passos e produtos para a nossa pele? Como saber a melhor rotina? Confira as nossas dicas.






Primeiro: Análise Exaustiva da Pele


Antes de partir para a saga de compras de marcas e tipos de produtos e para beneficiar de uma boa rotina de cuidados de pele, deve-se descobrir qual a tipologia de pele e o seu estado no momento da análise. A nossa pele sofre múltiplas alterações ao longo da vida, pelo que é importante conhecer o seu tipo e estado de pele antes para depois se concentrar nos princípios ativos necessários para alimentar a pele.



Segundo: Limpeza


É de extrema importância manter a pele saudável e limpa, já que desta forma, permitimos que a pele faça a sua regeneração natural e desta forma os produtos tenham um efeito potenciador na pele. Uma boa limpeza de rosto vai ajudar a remover a sujidade e as impurezas alojadas na epiderme, e vai permitir uma maior oxigenação da pele.





Terceiro: Esfoliação


A pele está preparada para se auto regenerar sozinha contudo podemos sempre dar uma pequena ajuda com a aplicação de esfoliantes. E não, não são mezinhas caseiras são produtos dermocosméticos que permitem realmente a limpeza e remoção das células mortas e na desobstrução dos poros. É muito diferente aplicar princípios ativos naturais e usar alimentos para o fazer.

Se o seu caso é uma pele oleosa, deve recorrer à esfoliação de 15 em 15 dias com o apoio de máscaras desincrustantes assim como esfoliantes mecânicos que permitem a remoção de todas as impurezas. Contudo se a sua pele é mais fina, seca e sensível deverá postar numa esfoliação mensal, a fim de não fragilizar a barreira cutânea e para tal deverá recorrer a uma esfoliação enzimática que opera verdadeiros milagres na pele.


Quarto: Máscara hidratante ou Sebo Reguladora


Depois de uma esfoliação é altura de mimar a pele e ajudá-la a recuperar a sua barreira cutânea e reforçar o manto hidrolípidico. Por tal, é essencial após a esfoliação recorrer por 15 minutos a uma máscara idealizada para o seu tipo de pele: hidratante para peles mais secas e sebo reguladoras para peles mistas a oleosas. Depois basta remover a mesma com soro fisiológico ou com um tónico.





Quinto: Sérum ou Óleo Facial


Depois de um bom tratamento de limpeza e purificação facial chega à hora de alguma ginástica passiva e nada melhor do que um sérum ou óleo facial para estimular a elastina nos tecidos. Uma vez que o metabolismo de absorção deste tipo de produtos é mais profundo conseguindo penetrar até à derme papilar, para além da massagem ser um momento de relaxamento é também um momento para nutrir ainda mais profundamente a pele. Pode fazer com as mãos em movimentos ascendentes e com efeito de lifting ou com uma pedra roller.





Sexto: Creme Hidratante


Depois da nutrição completa da pele com o sérum ou óleo facial encerramos a hidratação da pele com a aplicação de um creme hidratante, com alguns princípios ativos como antioxidantes, vitaminas, aminoácidos ou ácido hialurónico. Pode optar por um creme mais fluído e de textura ligeira para durante o dia e um creme com uma textura mais rica para a noite, já que é no período do sono que a nossa pele regenera.


Sétimo: Protetor Solar


Todos assistimos ao pequeno tutorial da celebridade Gwyneth Paltrow a falar sobre a proteção solar e como esta o aplicava. O uso de protetor solar torna-se um produto obrigatório não apenas por questões de beleza no que diz respeito a prevenir o envelhecimento precoce ou as manchas solares. O uso religioso do protetor solar previne doenças cutâneas como o cancro da pele, dos ataques de raios solares mas também da chamada luz azul, para aqueles que estão muito tempo frente a um ecrã de computador ou telemóvel.

Deve aplicar protetor solar no rosto diariamente, e insistindo nas zonas mais sensíveis como a zona das maçãs de rosto.