Setembro... O Regresso


Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fomos obrigados a parar, a parar o nosso trabalho, os nossos compromissos, a nossa agenda e principalmente paramos para pensar. E nesse momento de introspeção, muitos foram aqueles que decidiram iniciar a sua caminhada no mundo da beleza e na maquilhagem. E este artigo é para essas pessoas que decidiram mudar as suas vidas e ingressar no mundo da cor e do brilho. Mas também é para aqueles que já estão na área e que se sentem perdidos.


Ao longo da minha jornada fui aprendendo a importância de ter tudo bem definido. De facto, sem essa preparação é quase impossível alcançar seja o que for. A ideia que iremos ter apenas sorte por ter muitos likes nas redes sociais vai-se converter em dinheiro nem sempre acontece e aí nasce a frustração e a motivação que nos leva a um caminho sem luz. Por isso, deixo aqui algumas dicas para quem quer dar um fresh up na sua carreira e quer alcançar o sucesso. São regras que aplico diariamente na minha vida e no meu trabalho e que me trouxe até aqui.



#Definam Quem São

Não é definir como se chamam, mas sim quem são vocês enquanto indivíduos. Definir a vossa personalidade, a vossa ideologia, a vossa missão, a vossa perspetiva sobre o vosso trabalho. Se não souberem, a resposta a esta pergunta "Quem sou eu?" dificilmente saberão direcionar o caminho que querem percorrer.


#Definam o que Querem

O que vocês pretendem com a vossa carreira? Qual a vossa missão? O que querem ser no mundo? Estas respostas são quer a nível pessoal quer a nível profissional.


#Estabeleçam Rotinas

Acordar por acordar sem noção de planeamento da vossa agenda, dos vossos objetivos é significado de insucesso. Se querem construir um legado, deixar a vossa pegada, se querem ser os melhores estabeleçam disciplina na vossa vida pessoal que vos levará a uma máxima organização do vosso trabalho e só assim serão capazes de cumprir metas. Definam horários em blocos para realizar algumas tarefas como escrever, estudar, planear conteúdo para as redes sociais, etc. No fundo é planearem semanalmente toda a vossa vida para que tudo corra como o esperado.


#Estudem 60 minutos TODOS OS DIAS

Há um mantra muito especial do meu mental coach, Robin Sharma, que é a técnica dos 20/20/20 e que passo a explicar: mais estudo, melhores escolhas, melhores resultados. Isto parece um bolinho da fortuna mas não é pura ciência. Se dedicarem todos os dias cerca de 30 a 60 minutos de estudo sobre aquilo que fazem ou pretendem fazer irá conduzir-vos a melhores escolhas quer para vocês como para os vossos clientes logo terão melhores resultados.

Formação e estudo são duas coisas extremamente importantes para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Quanto mais aprendermos mais podemos aplicar e cativar quem está ao nosso redor.


#Definam Prioridades

Um dos maiores erros é querer fazer tudo ao mesmo tempo, atingir as massas, como se costuma dizer. Isto é um tremendo erro. Façam numa lista os objetivos que pretendem alcançar e vão executando por etapas até os conseguir, um por um.


#Melhorem o Vosso Serviço

Martin Luther King dizia uma célebre frase que passo a citar: " Nem todas as pessoas podem ser famosas mas todas podem servir e serem grandes. Não é preciso um diploma universitário. Basta um coração cheio de amor e graça."

Invistam no vosso conhecimento e nas vossas técnicas e sirvam com graça, com amor. Façam aquilo que gostavam que fizessem convosco enquanto clientes e consumidores.


#Sejam Vocês próprios(as)

A nossa sociedade está repleta de réplicas de pessoas famosas, de personalidades politicamente corretas e sem fundo de verdade. Não sejam dessas pessoas. Sejam vocês próprios (as). Muitas vezes fazer o que a, b e c dizem não será o melhor para vocês.


#Trabalhem com Amor

Costumo dizer aos meus clientes e alunos que no dia em que os meus olhos pararem de brilhar quando abordo os meus cursos e serviços, no dia em que a ansiedade de começar uma turma ou atender um cliente desvanecer, reformo-me de vez. E digo-o com sinceridade. Tudo o que faço é porque amo o que faço. Só assim consigo a minha auto motivação. Não estou nesta área porque dá dinheiro, estou nesta área porque encontrei a minha missão e sei que é o meu caminho. Este foi o mundo que me curou de uma depressão profunda após a morte do meu filho logo tenho por esta área todo o amor que guardo no meu peito.


#Não se vitimizem

Nem todos os dias vão ser bons. Aceitem de uma vez. E vai haver dias que serão péssimos. Acontece, faz parte! E enquanto pessoas e profissionais não podemos desanimar. Temos que pegar nos piores cenários e evoluir a partir daí. Brincar com o papel de vítima só vos vai estagnar e não vai permitir que descubram o vosso potencial.


#Não Liguem aos Críticos

Digo-vos, se eu fosse a ouvir os meus críticos já estava morta e enterrada. A parte boa da minha doideira é que nunca liguei ao que diziam sobre mim. No muito dava para umas boas gargalhadas ou serviam como combustível e para alcançar o que mais queria. Pessoas que nos apontam o dedo sobre a nossa escolha em ser maquilhador, esteticista ou seja que profissão for não merecem sequer tempo de antena. Quando vos impõem essas visões retorcidas e limitadoras lembrem-se que os limites que tanto vos querem incutir são os limites delas não os vossos. Muitas vezes vejo posts sobre este tema e acho até escusado. Tenham amor próprio para não se sentirem ameaçados por ouvirem frases desencorajadoras. Sejam fortes e lutem.




Agora que regressamos ao trabalho em força, lembrem-se que a beleza que tanto querem no mundo começa por vocês e que se querem ter sucesso nesta área DEVEM ser fiéis a vocês mesmos!

Boa sorte a todos os colegas que agora reiniciam as suas atividades! E aos formandos dos meus cursos e a todos os restantes só quero dizer que nem o céu é o limite para construir os vossos sonhos!


Um abraço e um excelente Setembro!


Lia Cardoso

14 visualizações

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com