Rotinas Minimalistas - Para quem e Como aplicar?


Embora alguns estudos concluam que a mulher portuguesa cada vez trata mais de si e investe mais em produtos de beleza, por outro lado ainda são muitas as pessoas que saltam os passos de cuidados de rosto. Por falta de tempo, por falta de interesse, etc., a verdade é que muitas passam do 8 para o 80 e os resultados nem sempre são positivos. Neste artigo vou ensinar como se inicia uma rotina de beleza. Para quem não faz nada ao rosto.





Quando estamos a começar a cuidar da pele do nosso rosto devemos ter em atenção a linha primordial: a pele está desidratada. Ou seja, o passo mais urgente é aportar hidratação, equilibrar o manto hidrolípidico e acima de tudo ajudar a reter a hidratação na derme. Sem elevar os níveis de água e oleosidade não conseguimos nunca ter a pele perfeita.


1º Passo - Lavagem


De acordo com o diagnóstico facial, iniciar a rotina de beleza, quer de manhã quer à noite com um gel de limpeza à base de água, suave e hidratante.

Este passo aplica-se a todos os tipos e estados de pele.


2º Passo - Tonificar


A aplicação de um tónico é essencial para equilibrar o PH da pele, sendo que também irá proporcionar uma maior e rápida absorção dos princípios ativos do sérum e creme. É fundamental que estes tónicos sejam ricos em em ingredientes hidratantes e humectantes. Não são aconselhados tónicos esfoliantes como ácidos, já que poderá irritar demasiado a pele e levar a uma dermatite de contacto e desidratação crónica. Tónicos suaves e ricos em vitaminas e antioxidantes são uma excelente opção.


3º Passo - Sérum ou Óleo Facial


Este passo poderá ser opcional em peles mais jovens mas este é o passo mais rico de toda a rotina. É o momento de dar alimento à pele, ou seja, nutrir e tratar da mesma.

Este passo deve ser aplicado de manhã e à noite sempre seguido de uma massagem drenante e ativadora da circulação e logo verão os resultados mágicos que opera.

É fundamental que o sérum ou óleo facial seja rico em extratos botânicos, vitaminas e antioxidantes capazes de tratar o tipo e estado de pele. Por exemplo: lavanda e sálvia para peles oleosas ou óleo de laranjas doces e gerânio para peles desidratadas.


4º Passo - Creme Hidratante


Extremamente importante para ajudar a fixar toda a hidratação e nutrição após o sérum / óleo facial mas também para auxiliar na retenção da hidratação e humidade na pele, a ponto de a manter confortável e com uma textura lisa e suave.

Deve ser rico em hidratação, com poderes humectantes e antioxidantes. Preferir sempre cremes com texturas ligeiras (água/gel) com rápida absorção.


5º Passo - Fator Proteção


De acordo com o fototipo de pele adequar o tipo de protetor solar e aplicar de 3 em 3h, camadas finas. Mesmo no inverno. Não tem só a função de prevenir a pele dos raios ultravioleta mas também impedir problemas de hiper-pigmentação e combater o envelhecimento precoce. Deve ser utilizado de manhã durante todo o ano.




Esta será uma rotina de iniciação aos cuidados de beleza do rosto que deverá ser revista a cada 15 dias para avaliação da pele e adicionar, se necessário, outros princípios ativos ou produtos para tratamento de algumas imperfeições e patologias de pele.

Como poderão ver, tudo deve ser aplicado em peso e medida segundo as necessidades essenciais da pele e não saturando a pele com substâncias que poderão prejudicar ainda mais a pele do que propriamente a cuidar.

Uma boa personalização da pele passa sempre por um correto diagnóstico da pele mas também respeitar os limites da mesma e as suas maiores necessidades.


14 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com