Olheiras… O que saber? Como corrigir?



DEFINIÇÃO


As olheiras ou clinicamente chamadas de "Hiperpigmentação idiopática do anel orbital" são uma alteração da coloração da zona do contorno de olhos.

A pele desta área és mais fina e possui menos fibras elásticas e de colagénio.

Isto é importante na hora de determinar as causas e os melhores tratamentos para esta hiperpigmentação.


CAUSAS


Não existe um só fator para o aparecimentos de olheiras mas sim uma variedade de fatores que interferem. Então temos diferentes origens.


No entanto, existem outros fatores que influenciam o aparecimento das olheiras. Estas são mais difíceis de tratar e são consideradas olheiras de "longa-duração":


- Genéticos: ou seja, estão presentes nos nossos genes. Possuem um carácter hereditário.


- Fototipo da pele: as pessoas com pele mais morena/mais quente têm uma maior tendência para terem a zona do contorno de olhos mais escura.



Estes fatores provocam olheiras de "curta duração". Quando se revertem os hábitos, as mesmas também têm tendência para alterar a sua intensidade:


- Insónias: as insónias provocam uma maior dilatação dos vasos sanguíneos e portanto a coloração azulada torna-se mais evidente.


- Má circulação: como a pele no contorno de olhos é mais fina, as veias notam-se consideravelmente mais, portanto as olheias e papos de água destacam-se ainda mais.


- Tabaco, alterações hormonais, eczemas...


TIPOS


Podemos classificar as olheiras em 2 tipos:


- Circulatórias: de tom azulado, aparecem por falta de descanso, insónias ou má circulação.


- Pigmentantes: são causadas pela hiper-pigmentação da zona de olheira que podem estar relacionadas por alterações hormonais ou em caso de eczemas.



TRATAMENTO E PREVENÇÃO:


O primeiro passo é ter em contar a hora para tratar as olheiras e descobrir a sua origem para depois aí perceber qual a melhor terapia a aplicar.


Se falarmos de olheiras por má circulação, devemos procurar ingredientes que atuem sobre a circulação como por exemplo:


* Vitamina K (de forma oxidada) ou o castanho das Índias, que favorecem a circulação sanguínea.


* Cafeína e Ginko Biloba, que produzem a vaso-construção dos vasos sanguíneos e portanto os deixam menos visivéis.


Se as olheiras que temos são de pigmentação então deveremos procurar ingredientes despigmentantes, tais como:


* Arbitum, ácido kojico que vão ajudar a absorver a pigmentação da olheira.


Claramente estes ingredientes devem ser procurados em dermocosméticos formulados especificamente para o contorno de olhos.

A título de prevenção recomenda-se a aplicação de FPS, óculos de sol para que a radiação solar não aumente a produção e melanina nesta zona e também que não piore o estado da pigmentação.

Também podemos procurar na alimentação uma forma de prevenir o aparecimento de olheiras circulatórias ao aumentar a ingestão de alimentos que estimulem a circulação sanguínea ou que tenham um efeito drenante.


Em último recurso, hoje em dia existem tratamentos que podem ajudar no combate das olheiras muito demarcadas e quando os dermocosméticos já não ajudam. Temos por exemplo:


* Carboxiterapia, que consiste em injetar CO2 por via sub-cutânea ajudando a melhorar o fluxo sanguíneo da zona orbital e a diminuir a sua coloração.


* Ultimate Eye, este tratamento consiste na aplicação de um cocktail de vitaminas e ácidos que ajudam a recuperar a hidratação e a elasticidade da pele assim como tem um caractér despigmentante.


PRODUTOS:


A continuação do tratamento em casa deve ser feita com base em dermocosméticos.

Deixo a recomendação dos meus 2 favoritos (um para olheiras circulatórias e outro para olheiras pigmentadas)


* Isdinceutics K-OX




*Pigmentclar Olhos





28 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com