O Fenómeno Maskne: Acne e Covid-19
Durante a quarentena fomos obrigados a recorrer ao uso de máscara de proteção. Com efeito esta medida veio conferir uma sensação de segurança não só no dia-a-dia mas também no contacto direto com as pessoas.
Contudo nem tudo é um mar de rosas e o uso da máscara veio trazer também alguns problemas de acne.
Muitos dos meus clientes e até seguidores têm-me abordado pelas imensas borbulhas que vão surgindo no rosto, mais concretamente na zona da ação da máscara. Chama-se já o fenómeno Maskne. Associado à má alimentação e ao stress, este acne temporário vem despoletar alguns desconforto e descontentamento a quem está a passar por este cenário.
Com este artigo não quero, de todo, desencorajar o uso da máscara de proteção mas relembrar da importância dos cuidados de rosto para aliviar esta crise atópica.
A Explicação Dermatológica
No fundo é muito simples justificar o aparecimento deste tipo de acne. Derivado ao calor e humidade provocado por este acessório de EPI, os poros tendem a aumentar assim como a secreção sebácea logo de imediato surge as irritantes borbulhas.
O atrito entre a pele e o tecido acabam por ser também os principais responsáveis pelo agravamento do estado da pele. Esta tipologia de acne, vulgarmente chamada de acne mecânico, é nada mais nada menos do que uma dermatite de contacto onde a acumulação de células mortas geram uma obstrução do óstio fulicular, ou seja, do poro.
Como esta concentração de sebo não consegue ser expelida, já que a região encontra-se com uma máscara de proteção, favorece o aparecimento dos pontos negros, pontos de gordura e acne e à inflamação.
Zonas Afetadas
Sem grande admiração as zonas mais subjugadas a este tipo de dermatite serão as zonas do nariz, queixo e maças de rosto. No entanto poderá ocorrer maior inflamação nas zonas de pressão da máscara de proteção.
Boas Notícias
Felizmente, este tipo de acne é temporário e não é tão forte como o acne hormonal. podendo mesmo ser tratado facilmente já que a dermatite é superficial.
Como Tratar?
De forma a acalmar os nervos de quem está a passar por este dilema que tem sido um verdadeiro pesadelo para muitos, deixo aqui algumas dicas para aliviar os sintomas e resolver estas crises provocadas pela máscara de proteção.
1 - Material da Máscara - Evite o uso de tecidos sintéticos. Deve apostar em máscara de algodão, seda ou TNT. Evite todas as máscaras que no seu fabrico contenham poliamida, nylon, lycra, viscose, poliéster, acrílico, acetato e elastano.
2 - Lavagem ou Troca da Máscara - Troque ou lave diariamente a sua máscara de forma a eliminar todos fungos os bactérias.
3 - Lave o Rosto - De manhã e à noite não se esqueça de eliminar a maquilhagem e de proceder à lavagem do rosto para eliminação das impurezas encapsuladas. Poderá apostar ainda na esfoliação enzimática semanal.
4 - Use um Sérun Nutritivo - Promova nutrição e hidratação de alta absorção na pele. Aposte em óleos faciais e nutritivos que contenham nas suas composições químicas reguladores de sebo.
5 - Hidratante - Aposte em texturas fluídas à base de água para que seja possível uma sensação de frescura na pele.
6 - Protetor Solar - Nunca deixe de o usar.
7 - Limpeza de Pele - Recorra a um especialista e faça uma limpeza de pele ou um peeling ultrasónico para eliminar as células mortas e promover a regeneração celular.
Em caso de crise de dermatite, o que fazer?
Agora que indiquei as melhores formas de prevenir o acne mecânico ou a dermatite de contacto, vou referenciar alguns produtos de dermocosmética que pode aplicar em SOS para alívio das borbulhas.
Hidrocortisona - 10mg/g
Este medicamento é uma pomada de alívio de crises de acne, sendo à base de cortisona mas sem efeitos secundários negativos. Poderá aplicar um a duas vezes por dia antes do protetor solar por um período máximo de 5 dias para secar as borbulhas que tem na zona de atrito.
Funciona como anti-inflamatório e acalma a sensação de prurido.
Aspirina
Para quem não quer recorrer a pomadas com cortisona, poderá recorrer diariamente à aplicação de uma mistura de 3 aspirinas (normais sem ser efervescentes) esmagadas com um pouco de soro fisiológico. Poderá aplicar antes de dormir e terá resultados imediatos no dia seguinte.
Benzac
Esta é das pomadas mais conhecidas para quem lida com o acne hormonal. Não é um creme de hidratação mas sim tal como a hidrocortisona alivia em muito o estado das borbulhas, ajudando a secar as mesmas. Também deve ser usado de 1 a 2 vezes por dia por um perído máximo de 5 dias até alívio dos sintomas. O uso exagerado destas pomadas poderá levar à desidratação extrema e crónica da pele causando danos irreparáveis na fibra cutânea.
Para além dos cuidados diretos com a pele lembre-se que nenhum destes truques ajudarão se não equilibrar a sua alimentação e regular os níveis de stress diários.