Niacinamida e os seus benefícios para a pele!




Quando precisa de comprar um creme hidratante ou qualquer outro Dermocosmético busca sempre adquirir o melhor para a sua pele. Contudo, ao ler a formulação química de cada produto, maior parte dos compostos químicos são um autêntico labirinto.


Uma das minhas missões enquanto maquilhadora e skin expert é ajudar a encontrar os princípios ativos que melhor funcionam na pele.


Vou falar portanto da Niacinamida, também conhecida por vitamina B3.

Este composto/ vitamina versátil que resulta em qualquer tipo de pele, principalmente nas mais sensíveis.

Quando o assunto é hidratação, esta vitamina é a escolha indicada uma vez que permite aumentar a síntese das ceramidas naturais da pele. É possível encontrar a vitamina B3 em tónicos, cremes anti-idade, cremes hidratantes entre outros dermocosméticos.


𝗠𝗔𝗦 𝗣𝗔𝗥𝗔 𝗤𝗨𝗘 𝗦𝗘𝗥𝗩𝗘 𝗔 𝗡𝗜𝗔𝗖𝗜𝗡𝗔𝗠𝗜𝗗𝗔 𝗢𝗨 𝗩𝗜𝗧𝗔𝗠𝗜𝗡𝗔 𝗕3?


Ajuda na hidratação da pele, a vitamina B3 estimula a síntese de ceramidas e ácidos gordos, mas também da queratina e da filagrina, que ajudam a reter água, promovendo a hidratação da pele. Assim, fortalecem a barreira cutânea, evitando a sensação de ressequido e vermelhidão, por exemplo. Comprovadamente melhora a textura da pele, estimulando a renovação celular.


Regula a produção de sebo, para quem tem pele acneica, este ingrediente pode ser um bom aliado. Tem uma ação anti-inflamatória, melhora a textura da pele e auxilia na regulação da secreção sebácea, diminuindo a produção de sebo.


Reduz a pigmentação, as manchas podem surgir na pele por vários fatores. A Niacinamida ajuda a prevenir e atenuar manchas causadas por hiperpigmentação, impedindo que a melanina se espalhe.


Previne o envelhecimento, está comprovado que a aplicação de Niacinamida melhora a aparência das rugas e linhas de expressão. A Niacinamida ajuda no aumento da produção de colágeno e elastina, resultando em uma pele mais viçosa e firme.

Uma dica bem útil é combinar esta vitamina milagre com acido hialurónico.


Ajuda na diminuição da sensibilidade. A Niacinamida pode ajudar a reduzir a perda da água, resultando em uma barreira mais grossa e forte. Até pessoas que tem rosacea podem beneficiar deste poder proteger a pele.



Mas mais que tudo isto, é que não existem danos colaterais, ou seja, de acordo com alguns estudos, não há nenhum efeito negativo quando a concentração de Niacinamida é de 2 a 5% (concentração mais frequente). Este é um dos poucos compostos que é geralmente bem tolerado pela pele.

No entanto, o meu melhor conselho é sempre procurar um bom dermatologista ou Skin Expert para saber quais são as necessidades da sua cútis.






33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com