Microbiota Intestinal, Acne e Probióticos: Como acabar com a acne?





Todos sabemos que crises de acne podem aparecer em qualquer idade e a qualquer momento. Aliás temos assistido a vários casos, falados no artigo anterior, do aparecimento da acne derivado ao atrito da máscara de proteção. A verdade é que estas crises poderão ser bastante persistentes e um derradeiro pesadelo por quem passa por elas.


Ao longo dos anos, dermatologistas e especialistas de skincare têm estudado e testado algumas teorias e medicamentos para a "cura" deste mal que arruína não só a pele mas também a autoestima.


Hoje vou falar de um tema muito pedido e abordar um novo tratamento que embora ainda em fase de estudos e testes, já comprovou que resulta em vários ensaios clínicos.


O que é a acne?


A acne surge depois de sérias alterações hormonais, normalmente causadas pelos elevados níveis de androgénios (hormona masculina), por más reações a cosméticos e maquilhagem (dermatites de contacto), genética, stress oxidativo, medicação para problemas de saúde, abrasão da pele (escaldões), mas também por problemas gastrointestinais, má alimentação e falta de hidratação interna. Ou seja, vários são os fatores que poderão despoletar a acne.


A acne surge quando existe uma sobrecarga de produção de sebo e leva a obstrução dos poros, levando a uma inflamação cutânea e acumulação de pus.




Microbiota Intestinal e Acne






Apesar de ser uma teoria ainda em estudo, muitos são os médicos que defendem que a pele é influenciada pelo estado emocional e pelo trato gastrointestinal. Com efeito, os mesmos médicos consegue correlacionar que depressão e ansiedade assim como a má alimentação provocam mudanças da microbiota intestinal, que por sua vez aumentam a permeabilidade intestinal e contribuem para inflamação local, o que desencadearia problemas de inflamação como a urticária e a dermatite.

Aliás, num estudo realizado recentemente determinou que em 13 mil estudantes sofriam de problemas gastrointestinais, halitose entre outros distúrbios e os mesmos causavam danos nas glândulas sebáceas.


Resta-me afirmar que a microbiota intestinal sofre grande influência da dieta. Dessa maneira, alguns estudos sugerem que uma alimentação com características ocidentais, em que há grande consumo de alimentos refinados, açucarados e gordurosos, favorece o crescimento de bactérias gram-negativas, usualmente com característica patogênica, e inibe a sobrevivência de probióticos. E como consequência, irá resultar em problemas na produção de sebo pelas glândulas sebáceas.




A Nova Solução: Probióticos!


Primeiro de tudo é necessário perceber o que são probióticos e o porquê destes serem benéficos para o tratamento de dermatites e acne.


Os probióticos são organismos vivos benéficos (bactérias positivas) que auxiliam no equilíbrio da flora bacteriana intestinal, que além de ajudar a prevenir doenças é de grande importância para manter os cuidados que a pele necessita. Com efeito, percebe-se que a administração oral de probióticos é eficaz em melhorar a microbiota intestinal e, por esse meio, repercute em benefícios para a saúde cutânea, uma vez que minimiza o processo inflamatório e modula a resposta imunológica e a microbiota da pele. Desta forma, a ação probióticos será na eliminação das bactérias "más" do organismo.



Como escolher os melhores Probióticos


Existem variados tipos de probióticos, e embora ainda continue a ser uma alternativa em estudo, médicos especialistas afirmam que L. Acidophilus, L. Casei ou Bifidobacterium Bifidum são os melhores para o tratamento da acne, revelando resultados rápidos após 3 dias de tratamento. O uso destes probióticos devem ser supervisionados por dermatologista ou outro clínico, contudo a toma recomendada será sempre 1 vez por dia.

Contudo não basta a toma destes probióticos para resolver o problema. Sugiro sempre, um acompanhamento junto de um nutricionista para reajustar e melhorar os hábitos alimentares e adotar uma dieta mais saudável.



Após pesquisar em Portugal a melhor opção via oral para a toma destas bactérias positivas que irão fazer milagres à pele, encontrei na Girassol.com este suplemento à base de probióticos para regular a microbiota intestinal com fortes impactos no combate da acne. De todos é o mais completo e com maiores e melhores resultados. Poderão ainda obter este mesmo suplemento na Celeiro.pt.








Agora já não existem desculpas para se lamentar pelas terríveis borbulhas que teimam em nunca desaparecer e começar a tratar de si em regime "inside-out" elevando a sua saúde e a sua beleza.

0 visualização

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso  Makeup