Eliminar Pontos Negros Sem Danificar a Pele

Quem nunca? Quem nunca espremeu borbulhas ou removeu pontos negros com a ajuda das preciosas unhas? TODA A GENTE!


No entanto não faz da prática a mais correta, aliás não estamos a resolver o problema apenas a prolifera-lo ainda mais. Mas então como se elimina os pontos negros sem magoar ou ferir a pele?


Primeiro de tudo devemos saber o que são pontos negros.

Os pontos negros são uma mescla de queratina, sebo e células mortas que oxidam num poro ocluído.


Como eliminar?


À parte da extração tradicional que já referi mais acima, por norma optamos por esfoliar a pele semanalmente com um dermocosmético em scrub, que supostamente irá remover as células mortas, purificar a pele e combater a oleosidade. Tudo isto seria perfeito se tivesse algum resultado. Vamos analisar, o esfoliante apenas irá limpar a superfície da pele mas nunca irá ter impacto na derme logo apesar do conforto e da sensação de limpeza no nosso rosto, a pele nunca estará verdadeiramente limpa. Posto isto, devemos sim optar por esfoliantes e máscaras desincrustantes para remover toda a sujidade e oleosidade da pele sem danificar a capa córnea da pele. Um dos melhores que conheço trata-se do Osmoclean Creme Douce Desincrustante da Esthederm.




Este creme de limpeza irá funcionar como um "aspirador" de impurezas da pele e combater a acumulação de sebo e também impedir o aparecimento de pontos negros.


Outro erro que tendemos a cometer está na hora da lavagem da pele. Por norma, quando temos uma pele oleosa, a opção que nos indicam é lavar a pele com produtos em fase aquosa. Pessoal, isto não é de todos recomendável! Vamos analisar o seguinte: todos os produtos para pele oleosa à base de água possuem também um vasto leque de substâncias adstringentes que vão efetivamente ajudar a secar a oleosidade da pele e dar uma sensação de efeito mate, contudo a longo prazo também vai ressecar a ele e desnutri-la, o que poderá causar irritações, intolerâncias e no pior cenário uma desidratação crónica.

Portanto, devemos apostar inicialmente a aplicação de produtos em fase oleosa e não aquosa para ajudar a remover a oleosidade e combater o excesso de produção de sebo. A oleosidade com óleo se combate pois só assim teremos um efeito "aspirador" do sebo. E só depois deste passo poderemos passar para um produto de fase aquosa.

Há ainda quem recorra aos ácidos para combater os pontos negros e a oleosidade excessiva no entanto requer uma certa perícia e conhecimento caso contrário iremos estar a prejudicar a pele e não melhora-la.


Um dos melhores hidro-ácidos que podemos incluir na nossa rotina de beleza é a gluconolactona. A gluconolactona funciona como um tratamento suave e não irritante em vários problemas de pele, como a rosácea e a acne. Então apostar em emulsões com este ácido irá purificar a pele, melhorar a sua textura e combater também o aparecimentos de borbulhas e pontos negros. Um dos produtos que raramente se fala mas que resulta fantasticamente bem na pele oleosa é o Skin Active Limpeza da Neostrata.




Agora vamos falar da tradicional extração aplicada em múltiplos institutos de beleza: a extração com recurso a vapores. Com efeito, os vapores quentes vão ajudar a abrir os poros e desta forma eliminar os pontos negros, no entanto, este procedimento vai também desidratar a pele pois vai estimular a produção de água e sebo, o que consequentemente irá danificar o estado da pele.

Hoje em dia, a inovação tecnológica permite outros tratamentos muito mais eficazes e sem ferir tanto a derme e a epiderme, como por exemplo, o peeling ultrasónico. O peeling ultrassónico irá ajudar a emulsionar e remover o sebo da pele, assim como tratar de problemas de acne.

Este tipo de tratamento irá promover a renovação celular, eliminando assim as células mortas assim como reforçar os vasos sanguíneos e a aceleração da cicatrização do tecido cutâneo.

Podemos encontrar este serviço em vários institutos de estética no entanto recomendo sempre a Bodyconcept.


Por fim a aposta num bom hidratante. Afinal qual o melhor creme para uma pele oleosa com acumulação de borbulhas e pontos negros?

Como skin expert, dificilmente aplico apenas um creme hidratante. No momento de hidratar e nutrir a pele recorro sempre a um óleo de tratamento e apenas depois aplico um bom creme hidratante. Um dos meus óleos favoritos, cuja a fórmula fui eu mesma que desenvolvi, é o Nature Secrets. Este óleo/serún de tratamento rico em ácido pirúvico e rosa damascena irá ter uma ação anti-bacteriana na pele assim como tem a função de a regenerar naturalmente potenciando o manto hidro-lípidico da pele. Com apenas 3 gotas e uma leve massagem com efeito drenante na pele, esta estará finalmente pronta para a aplicação do creme hidratante que deverá ser sensível e não agressivo, como por exemplo, o creme hidratante Bioderma Sebium Sensitive da Bioderma. Um creme para peles acneicas que promete não ressecar a pele e evita a descamação constante da mesma. Um dos meus favoritos de sempre no que diz respeito a pele oleosa.







Desta forma vamos poder eliminar todos os pontos negros sem ferir a nossa pele e também ajudar a cuidar dela como ela merece. Por aí, como vocês tratam deste problema constante de pele?

59 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com