Dermatite Atópica: O que é? Como tratar?



Quem vai acompanhando o meu percurso profissional sabe que ao longo do último ano dediquei-me inteiramente ao estudo da pele. Sem dúvida que, para uma perfeita maquilhagem, os cuidados de rosto são fundamentais. Quanto mais tratamos do rosto, menos maquilhagem necessitamos de aplicar.

Contudo, várias são as diferentes patologias de pele que condicionam os melhores tratamentos. E uma das patologias que inspiram cuidados é a dermatite atópica.


A dermatite atópica é uma das patologias mais complexas de serem tratadas e que inspira bastantes cuidados e acompanhamento.


O que é a dermatite atópica?


A dermatite atópica caracteriza-se por uma doença de pele, não contagiosa, conhecida por eczema atópico onde predomina o prurido e a inflamação cutânea.

Esta mesma patologia poderá ainda ser classificada em 3 fases: lactante, infância e adulto. Em fase lactante sabemos que desde os primeiros meses de vida a doença surge as zonas mais secas do corpo e rosto, causando eczemas e inflamações localizadas. Já em fase de infância a doença poderá manifestar-se desde os 5 anos até aos 12. Por último a fase de adulto e sendo esta mais complexa e compliada de gerir, será a fase adulta, em que a doença anifesta-se a partir dos 12 anos até à idade adulta, com fases de crise e fases de manutenção que devem ser sempre vigiadas por dematologista.


Podemos assumir que a dermatite atópica está condicionada por fatores hereditários e ambientais que fragilizam a barreira cutânea já fragilizada. Razão pela qual devemos ter o máximo cuidado quer em hábitos de rotina de beleza mas também no estilo de vida.






Quais são os sintomas?


A dermatite atópica tem vários sintomas entre os quais prurido, coceira, eczema e degradação da barreira cutânea oque causará ainda mais inflamação e agravamento do estado da pele. É importante dizer que é um ciclo vicioso e apenas com acompanhamento poderá ser aliviado e tratado. Será também importante dizer que esta patologia não tem cura.





Qual o melhor tratamento e prevenção?


O ponto fundamental da prevenção será sempre proteger e reforçar a barreira cutânea. Contudo devemos adotar comportamentos que visem prevenir as chamadas fases de crise da dermatite atópica, entre os quais:


  • Evitar o uso de compostos químicos irritantes;

  • Adotar uma rotina de beleza rica em emolientes;

  • Evitar os duches e bahos longos e quentes;

  • Evitar o uso de cosméticos com altas concetração de perfumes e óleos essenciais;

  • Uso de roupa de algodão;

  • Temperatura ambiente da casa e local de trabalho amena;

  • Acompanhamento junto de dermatologista com regularidade;

  • Adotar medidas de higienização e segurança dos acessórios de maquilhagem e beleza.


Fases de Crise

Em determinadas alturas do ano quer por outros fatores, a dermatite atópica tem tendência a piorar e a ter fases de crise. Nestas mesmas fases há um agravamento da patologia cutânea e será sempre necessário recorrer ao dermatologista.


Contudo podemos adquirir alguns hábitos que irão melhorar e aliviar a sintomatologia.


Aconselha-se o uso de:


  • Sabões suaves (limpeza e hidratação)

  • Corticóides tópicos

  • Fototerapia

  • Cremes emolientes e hidratantes

  • Corticoides tópicos

É de ressalvar que recorrer ao uso de corticoides deve ser meramente temporário e de forma prolongada já que os seus efeitos secundários são prejudiciais para a saúde.





Das pomadas que mais recomendo em fases de crise, são a Halibut CUIDATOPIC e a Bepanthol, disponíveis na mifarma.pt. São dois cremes de tratamento de crise, em que aliviam os sintomas, possuem princípios ativos calmantes, anti-bacterianos e anti-inflamatórios, assim como não possuem cortisona.

Devem ser aplicados sempre que o paciente sente picadas ou coceira.



Mas e em fase de tratamento? O que usar?


Como referi, a rotina de beleza deve ser sempre minimalista, apostado em fórmulas básicas emolientes e extremamente hidratantes para reparação e reforço da barreira cutânea. Devemos apostar ainda em água termais e calmantes para vaporizar o rosto e corpo ao longo do dia.





Todos estes cremes que têm como objetivo hidratar a pele e a proteger são bastante ricos em água e emolientes que aportam conforto e calma à pele, podendo ser aplicados em toda a família, incluindo a bebés e crianças sem risco de alergia. Podem ainda ser aplicados em todo o corpo. Recomendo o site mifarma.pt, que dispõe de todos estes dermocosméticos a preços bastante acessíveis as entregas são super rápidas. Não sou patrocinada por esta loja online contudo é a minha aposta quando necessito de comprar produtos para formações e tratamentos de dermocomética.



Se gosta de descobrir e aprender mais sobre as diferentes patologias e estados cutâneos, poderão fazê-lo junto da minha nova Formação Dermocosmética Online aqui o site por apenas 154,99€!

0 visualização

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso  Makeup