Como proteger a pele da dermatite de contacto?


Este é um assunto muito comum nos dias de hoje. A utilização de máscaras de proteção, embora pensadas na nossa saúde, tem vindo a provocar um pouco por todo o mundo um novo problema e condição de pele: as dermatites de contacto.

Há já uns meses falei do efeito da máscara de proteção na pele, e com efeito, temos assistido a uma degradação da condição da pele dado o atrito da máscara no rosto mas também pelas reações alérgicas a vários tipos de materiais (bandas de metal, cristais, latex, etc.). Por último, outro fator que causa estas dermatites de contacto é que o efeito de cápsula a máscara na pele impossibilita que os poros tenham a oxigenação necessária levando a pele a não ter possibilidade de expulsar o excesso de sebo/oleosidade mas também as bactérias que vão-se instalando em toda a zona.




Algo que devemos ter em mente é que este efeito vai sempre ocorrer e que a única solução é proteger e reforçar a barreira cutânea quer a nível da escolha do melhor material das máscaras de proteção a utilizar mas também a nível de cuidados diários com a pele.


Começando pelas máscara de proteção, a minha sugestão é o uso de máscaras de TNT com períodos de substituição a cada 4h ou em alternativa máscaras com tecidos de algodão.


Já a nível de cuidados diários: reforçar o equilíbrio do manto epidérmico e potenciar o estado da pele aplicando ingredientes hidratantes e humectantes na pele para que esta retenha uma maior percentagem de hidratação. A aplicação de ingredientes sebo reguladores para quem tem a pele mista ou oleosa com tendência a acne/borbulhas e pontos negros poderá ser também uma excelente opção. Deixo aqui, portanto a minha recomendação para proteger a pele das dermatites de contacto.






Água Termal, Avène


Muito utilizada por profissionais de saúde e de beleza, a a água termal tem uma capacidade de hidratar e refrescar a pele nunca antes vista. Mas também é conhecida pelos seus poderes calmantes.

Sempre que trabalho alguma cliente em dermocosmética vaporizo a pele sempre com água termal de forma a potenciar a humidade da epiderme mas sobretudo para a acalmar após algum procedimento como a fototerapia por exemplo.

Deve ser aplicada várias vezes ao dia, durante a aplicação e uso da máscara de proteção.






Facial Mist, Nature Secrets


Depois da lavagem do rosto, quer na rotina de dia quer na rotina de noite, é necessário conferir à pele um equilíbrio de PH mas também de a preparar para a receção de outros ingredientes e princípios ativos para uma nutrição mais profunda.

O facial mist da Nature Secrets é formulado à base de hidrolato de rosa damascena, mais conhecida pela rosa da Bulgária com grandes poderes de cicatrização e regeneração cutânea. Para além deste maravilhoso componente ainda é rico em Vitamina C, E que operam na pele como antioxidantes mas também 3% de ácido hialurónico que ajudará a reter a hidratação na capa córnea protegendo a pele de forma mais rápida.





Facial Oil, Nature Secrets


Para reforçar a barreira cutânea e proteger a pele, há que hidratar mas também nutrir. E essa nutrição poderá ser feita com a aplicação de um sérum com poderes de alta absorção pela pele, embora de formulação ligeira. Uma vez que as dermatites de contacto derivam também do excesso de sebo e oleosidade na pele, a aplicação do Facial Oil da Nature Secrets permite, graças aos extratos de gerânio e sálvia, ter uma ação de hidratação mas também anti-inflamatória reduzindo o aparecimento de borbulhas e pontos negros.

Deve ser aplicado de manhã e à noite, sempre através de 3 a 4 gotas e massajando a pele, ativando a circulação sanguínea.





Hydrance Aqua gel-crème, Avène


Com uma textura ligeira mas rica em lípidos e ingredientes hidratantes, o Hydrance, da Avène ajuda a pele a ficar hidratada mas também a reter mais humidade na capa córnea, impedindo que a pele fique desidratada ao longo das horas e protegendo-a por mais tempo.






Cicalfate+, Avène


Este é um dos dermocosméticos que mais amo aplicar após tratamentos, sejam eles a laser ou até os mais simples. O Cicalfate+, da Avène, tem a capacidade de regenerar a pele 4x mais rápido do que os cremes mas comuns, reforça a barreira cutânea e para além de ter também propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes para a pele.

Deve ser aplicado, (nas áreas onde a máscara vai ser colocada) antes de colocar a máscara de proteção.



Estes são os meus melhores conselhos e a rotina que tem operado milagres em alguns clientes meus. O que vocês têm feito para proteger a pele da dermatite de contacto causada pela máscara?

102 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com