5 dicas para remover cicatrizes de acne


Apertar borbulhas e pontos negros, acne severo entre outros poderão levar a marcas permanentes na pele. Neste artigo vou falar das 5 melhores dicas para tirar estas cicatrizes inestéticas.





Certamente já viram alguém com estas marcas na epiderme. E para quem é profissional de maquilhagem sabe o quão difícil é tornar a pele uniforme. Muito comum após episódios de acne severo mas também no ato de espremer borbulhas e pontos negros. Quando nós, especialistas em skincare, apelamos para não apertar borbulhas e pontos negros não é em vão e porque é inestético, mas sim porr1que poderão causar lesões graves e feias na vossa pele.



Infelizmente este problema não se resolve apenas com cremes e pomadas. O tratamento para a cicatriz de acne deve ser um pouco mais profundo para que tenha bons resultados.



1 - Dermoabrasão ou Microdermoabrasão


Este tipo de tratamento consiste numa esfoliação com recurso a uma máquina com ponteira de adiamantada ou com cristais de óxido de alumínio, que vão "polir" a pele removendo a sua camada mais externa. A pele vai ficar notavelmente mais fina mas também mais uniforme. É um dos tratamentos com mais sucesso e que mais recomendo.

Este tipo de tratamento irá ajudar ainda na produção de colagénio e elastina ao mesmo tempo que torna a pele mais permeável para a aplicação de cremes ou tónicos de complemento para o tratamento.

É um tratamento de longo curso, já que são necessárias sessões semanais até resolver o problema das cicatrizes.



2 - Dermaroller


Por certo já ouviram falar. Alias, há maquilhadoras que defendem que antes de uma maquilhagem perfeita, tratam a pele com um dermaroller uns dias antes para alisar toda a superfície da epiderme, já que ajuda a sintetizar mais a elastina e colagénio resultando numa pele mais firme e viçosa.

O Dermaroller é nada mais nada menos que um pequeno rolo cheio de micro agulhas. Essas pequenas agulhas irão penetrar em toda pele, causando pequenas feridas, que ao cicatrizar vão formar uma pele mais uniforme e lisa, porque promove o aumento de novas fibras de colagénio na pele lesionada.

Embora hajam sites que vendem de forma fácil este tipo de equipamento, a minha recomendação é que recorram a um especialista para não terminarem com um caso grave de inflamação de pele.



3 - Plasma


Muito bem, não é só aplicar plasma per se, mas sim recorrer a injeções de plasma.

Apenas aplicado por médicos, este tratamento consiste em injetar na zona da cicatriz sangue e plasma da própria paciente. O sangue da pessoa não consegue ser totalmente absorvido pelo corpo e se forma um coágulo, que irá formar uma reorganização do hematoma, produzindo novas fibras de colagénio e fibrina, e como resultado os pequenos furinhos do rosto vão sendo preenchidos e o resultado é a pele uniforme e firme. Não é muito comum nos tratamentos de acne mas cada vez mais os especialistas recomendam este tipo de tecnologia para uma recuperação total da epiderme.



4 - Ácido Hilaurónico


Contrariamente ao que possam pensar, a aplicação de ácido hialurónico reticulado com uma textura de 500da conseguem preencher e aliar qualquer irregularidade da pele, nomeadamente cicatrizes de acne. O seu resultado é visível em 2 sessões e tem a duração média entre 6 a 8 meses. Aplicado apenas por dermatologistas especializados.



5 - Laser


O tratamento de laser CO2 muito comum também no tratamento de manchas / melasma, como falei no último artigo, funciona também inacreditavelmente bem em tratamentos de cicatrizes de acne. Nesse tratamento o especialista irá posicionar o laser na área que será tratada e irá emitir alguns disparos, que provocam uma pequena dor ou desconforto. Com o laser há uma alteração nas fibras de colagénio.

São necessárias 2 a 3 sessões para ver resultados e tem a duração entre 8 a 12 meses.




Como poderão ver os tratamentos são um pouco mais complexos mas já é possível remover estas cicatrizes de acne. Recomendo serem sempre avaliados por um ou dois especialistas para adequarem o melhor tratamento para vocês e nunca façam este tipo de procedimentos sem supervisão clínica já que os resultados podem ser desastrosos.

Poderão em casos em que a parte económica tem um peso enorme, recorrer a alguns cremes ricos em ácido hialurónico, ricos na produção de colagénio como a vitamina C por exemplo e combinar uma rotina de tónicos com ácido glicólico de 5% para uma esfoliação da pele. Claramente os resultados são mais tardios e ligeiros mas é sempre algo em que poderá apostar.

Saliento ainda que não devem NUNCA misturar mais que 1 tratamento sob pena de danificarem a epiderme.

165 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Setembro... O Regresso

Vou começar este artigo com uma frase mais do que óbvia: 2020 foi um ano atípico. Cercados por uma pandemia que ditou a nossa rotina e o nosso futuro, a palavra resiliência foi a palavra de ordem. Fom

910661470

Avenida Drº Fernando Aroso, 935 4450-662 Leça da Palmeira

  • Facebook
  • Instagram

©2019 por Lia Cardoso Makeup. Orgulhosamente criado com Wix.com